Isabella Giovannini e Laura Scofield
Fluxograma que estamos propondo para o usuário que deseja monta e/ou adquirir uma playlist para determinada ocasião.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Fluxograma Atual
Isabella Giovannini e Laura Scofield
Fluxograma atual para um usuário que deseja adquirir e/ou montar uma playlist para determinada ocasião.
Fluxograma atual para um usuário que deseja adquirir e/ou montar uma playlist para determinada ocasião.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Design de Serviço
Isabella Giovannini e Laura Scofield
Fundamentação Teórica
Música: Ao longo da evolução da sociedade a música sempre esteve presente na vida do homem. Ela se tornou um elemento cultural fundamental para praticamente todos os povos do planeta.
A internet revolucionou o modo de vida dos seres humanos. Relações, comércio, tecnologia, costumes e claro, entre eles o entretenimento. Desde seus primordios sua relação com a música já proclamava mudanças radicais. Com a rede conectando o conhecimento e a cultura de diferentes povos a música acabou se estendendo para todos os lados do globo. Não só os top hits dos grandes ídolos poderiam ser encontrados na rede, mas todos os usuários que possuiam o Napster poderiam ter em seu alcançe qualquer música, de qualquer artista, de qualquer gênero, país ou cultura! Este momento fez parte de um fenômeno atual que também ajudou a expandir os rumos da industria da música, chamado The Long Tail, ou mais conhecido como Cauda Longa.
Antes da Internet, a oferta de produtos era feita única e exclusivamente através de meios físicos: um produto físico, distribuído através de um modelo de distribuição físico, exposto em lojas físicas, que atendiam os consumidores de determinada região s produtos são muito altos, o que torna economicamente viável apenas a oferta de produtos populares, para o consumo de massa. Um varejista tradicional, que tem custos fixos altíssimos para manter sua loja aberta, não tem espaço nas prateleiras para ofertar um produto que não venda pelo menos algumas dezenas de exemplares todo mês. Essa é a cultura de hit.
Com o surgimento da internet, em seguida da fibra ótica e do computador pessoal, houve um rompimento das barreiras físicas e tornou-se possível a criação de modelos de negócios em que a oferta de produtos é praticamente ilimitada, uma vez que os custos de armazenagem e distribuição digitais são infinitamente inferiores. Produtos economicamente inviáveis no modelo de hit encontram no meio digital seus consumidores, consolidando a cultura de nicho, que por sua vez faz com que a personalidade do individuo não seja mais dada a ele pela família, igreja e escola, mas sim escolhida por ele através da família, comunidade e das mídias.
São com estas mudanças da chamada Globalização 3.0 que surgiu o formato de rede P2P que descentralizou as funções de uma rede, de forma que o computador do usuário passou a ter funções de servidor e de cliente. Alem de vários benefícios, como a máxima de McLuhan, “O meio é a Mensagem”, que se explica com o movimento Button Up, acabou trazendo alguns problemas com seu mau uso, como por exemplo, a pirataria de livros, filmes e musicas.
Com isso as empresas tradicionais sofreram grandes impactos, surgiram inúmeros debates e problemas jurídicos e para contornarem a situação criam a cada dia diferentes formas de explorar este novo mercado. Algumas empresas digitais como a Trama virtual procuram formas de disponibilizar ao usuário musica gratuita, mas respeitando direitos autorais de músicos e gravadoras.
Particularmente na indústria fonográfica com o inicio do aparecimento da web 3.0 e o surgimento e aumento da velocidade da internet para celular o aumento de download de musicas cresceu ainda mais.
Segundo a Federação Internacional da Industria Fonográfica (IFPI) no Brasil em 2008 10% da musica gravada foi vendida pelo meio digital e é o maior índice da America latina.
A venda de musicas digitais (PC e celular) representavam em 2007 15% das vendas na industria fonográfica mundial, já em 2008 aumentaram para 20%, segundo a IFPI.
Percebendo este aumento da demanda por musica na web, a cultura de nicho e a necessidade do usuário contemporâneo de viver uma nova experiência e ganhar poder baseamos nosso projeto.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Cliente: Gravadoras, Bandas independentes, músicos
Objetivo: Criar uma atitude responsável diante da venda e distribuição de música legal na internet e LUCRAR a partir da publicidade vinculada no site.
Usuário: Qualquer pessoas conectada que se interessa por música. Além disso, devido a grande oferta de bandas e estilos atuais, ele procura ajuda para escolher o que ouvir ou gosta de compartilhar suas preferências.
Perfil do usuário que fazem downloads de música através da rede: 84% são jovens entre 15 e 34 anos
Estratégia:
Criar um serviço para entrar no mercado fonográfico digital, propondo ao usuário uma nova experiência e dando a ele poder de colaborar e gerar conteúdo. E a partir disso divulgar e vender as musicas dos nossos clientes respeitando os direitos autorais de todos. E com isto lucrar a partir da venda de musicas e de publicidades.
O grande diferencial do site esta baseado na lei numero 10 do livro “As leis da Simplicidade” de Jonh Maeda, que diz para subtrairmos o obvio e acrescentar o significativo. Ou seja, nosso usuário não irá encontrar musicas a partir de gênero cantor, banda, compositor ou titulo, mas sim como musicas para escutar antes de dormir, ou para escuta no banheiro, quando terminou o namoro, ou seja vai buscar pelo sentimento que esta musica irá oferecer.
Inicialmente um usuário poderá buscar e comentar mix já existentes e/ou criar seu perfil no site que permitira três opções de atividade:
1- Montar seu próprio mix com até 20 trilhas
2- Armazenar seus mix em seu perfil
3- Participar e criar um “fórum”.
4-Comprar Mixes
O que é um Forum? Sistema interativo permitindo aos visitantes enviarem mensagens e responderem a outras através de discussões. Todas as mensagens estão organizadas em páginas com a pergunta e todas as respostas embaixo. A aparência do sistema é semelhante à caixa de e-mails. Geralmente é necessário se cadastrar para poder enviar ou responder no fórum. No entanto é possível ler todas as mensagens sem ser cadastrado. O conteúdo é dinâmico.
Como? Perguntar aos demais usuários qual musica eles escutariam em determinada ocasião (ex: musicas para escutar em uma rede de frente para a praia) assim os demais irão indicar diversas musicas, a partir de um campo pré determinado com o titulo, compositor, banda e/ou comentário, podendo usar ou não o banco de dados do site, que irá aparecer como cascata (igual na busca do orkut) enquanto o usuário digita nos campos, este banco, quando usado, irá permitir que os dados sejam corretamente digitados e que o usuário inicial escute as musicas indicadas que estejam nele.
Depois que os outros usuários dão suas opiniões o usuário inicial poderá fazer seu próprio mix.
Depois que seu mix estiver pronto ele poderá fazer o download do seu mix a patir de sites que comecializam musicas e/ou disponibilizá-la em seu perfil de redes sociais como Orkut e Facebook ou para os demais usuários do site no banco de dados.
Assim o próximo que quiser saber qual musica escutar nesta mesma ocasião tem a possibilidade de pesquisar por musicas ou por mix de usuários, podendo por sua vez, comentar estes mix, entrando assim nos conceitos do livro de Pierre Levi que diz que a Inteligência coletiva ”só progride quando há cooperação e competição ao mesmo tempo”, ou seja, os usuários já cooperaram na criação do seu mix, agora eles poderão opinar sobre ele, gerando assim uma pequena competição entre os usuários de quem tem mais elogios.
Como será criado o banco de dados do site?
Teremos parcerias com gravadoras, banda e músicos, que irão disponibilizar para nós suas musicas em MP3, para ter compatibilidade com todas as mídias.
Qual a vantagem desses nossos clientes disponibilizarem suas musicas?
Levando em consideração a lei dos direitos autorais e agindo contra a pirataria, nossa idéia é gerar outras formas de arrecadar dinheiro, como por exemplo, vender espaços de mídias para publicidade no site, ou vende produtos como fone de ouvidos, caixas de som etc, de forma que todo valor ou maior porcentagem será convertido para o pagamento deste direitos.
Baseando-se na WEB 3.0/Semantica e que segundo o IFPI, dos downloads pagos de musicas gravadas no pais, 80% são feitos a partir de telefones móveis, nosso site terá compatibilidade com aparelhos móveis e PDAs, a partir do Wireless Application Protocol (WAP).
Divulgação:
A divulgação será feita a partir de blogs e sites que tenham como tema musica e interação. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielse em todo o mundo as pessoas confiam mais em opiniões estranhos 70% ou conhecidos 90%, do que nas publicidades, assim a partir das playlists disponibilizadas por usuários em seus perfis de redes sociais, de forma que esta playlist tenha um link para o site ou seja um aplicativo do Facebook.
Bibliografia:
Caulda Longa – Chris Anderson
O mundo é Plano – Thomas L. Friedman
As leis da Simplicidade – John Maeda
Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação - CETIC.br
Federação Internacional da Industria Fonográfica (IFPI) - www.ifpi.org
Associação Brasileira de Produtores de Discos - www.abpd.org.br
HSM On lIne – hsmglobal.com.br
Aparelhos de música além do computador
BSkyB vai lançar serviço de música por assinatura
Meio & Mensagem Yahoo lança canal para download de música
Lulu.com
Trama Virtual - tramavirtual.uol.com.br
8tracks.com
Youtube – Mercado Fonográfico – Vídeo Jornal Nacional
CiberCultura – Pierre Levi
Webinsider
Yahoo! Respostas
Fundamentação Teórica
Música: Ao longo da evolução da sociedade a música sempre esteve presente na vida do homem. Ela se tornou um elemento cultural fundamental para praticamente todos os povos do planeta.
A internet revolucionou o modo de vida dos seres humanos. Relações, comércio, tecnologia, costumes e claro, entre eles o entretenimento. Desde seus primordios sua relação com a música já proclamava mudanças radicais. Com a rede conectando o conhecimento e a cultura de diferentes povos a música acabou se estendendo para todos os lados do globo. Não só os top hits dos grandes ídolos poderiam ser encontrados na rede, mas todos os usuários que possuiam o Napster poderiam ter em seu alcançe qualquer música, de qualquer artista, de qualquer gênero, país ou cultura! Este momento fez parte de um fenômeno atual que também ajudou a expandir os rumos da industria da música, chamado The Long Tail, ou mais conhecido como Cauda Longa.
Antes da Internet, a oferta de produtos era feita única e exclusivamente através de meios físicos: um produto físico, distribuído através de um modelo de distribuição físico, exposto em lojas físicas, que atendiam os consumidores de determinada região s produtos são muito altos, o que torna economicamente viável apenas a oferta de produtos populares, para o consumo de massa. Um varejista tradicional, que tem custos fixos altíssimos para manter sua loja aberta, não tem espaço nas prateleiras para ofertar um produto que não venda pelo menos algumas dezenas de exemplares todo mês. Essa é a cultura de hit.
Com o surgimento da internet, em seguida da fibra ótica e do computador pessoal, houve um rompimento das barreiras físicas e tornou-se possível a criação de modelos de negócios em que a oferta de produtos é praticamente ilimitada, uma vez que os custos de armazenagem e distribuição digitais são infinitamente inferiores. Produtos economicamente inviáveis no modelo de hit encontram no meio digital seus consumidores, consolidando a cultura de nicho, que por sua vez faz com que a personalidade do individuo não seja mais dada a ele pela família, igreja e escola, mas sim escolhida por ele através da família, comunidade e das mídias.
São com estas mudanças da chamada Globalização 3.0 que surgiu o formato de rede P2P que descentralizou as funções de uma rede, de forma que o computador do usuário passou a ter funções de servidor e de cliente. Alem de vários benefícios, como a máxima de McLuhan, “O meio é a Mensagem”, que se explica com o movimento Button Up, acabou trazendo alguns problemas com seu mau uso, como por exemplo, a pirataria de livros, filmes e musicas.
Com isso as empresas tradicionais sofreram grandes impactos, surgiram inúmeros debates e problemas jurídicos e para contornarem a situação criam a cada dia diferentes formas de explorar este novo mercado. Algumas empresas digitais como a Trama virtual procuram formas de disponibilizar ao usuário musica gratuita, mas respeitando direitos autorais de músicos e gravadoras.
Particularmente na indústria fonográfica com o inicio do aparecimento da web 3.0 e o surgimento e aumento da velocidade da internet para celular o aumento de download de musicas cresceu ainda mais.
Segundo a Federação Internacional da Industria Fonográfica (IFPI) no Brasil em 2008 10% da musica gravada foi vendida pelo meio digital e é o maior índice da America latina.
A venda de musicas digitais (PC e celular) representavam em 2007 15% das vendas na industria fonográfica mundial, já em 2008 aumentaram para 20%, segundo a IFPI.
Percebendo este aumento da demanda por musica na web, a cultura de nicho e a necessidade do usuário contemporâneo de viver uma nova experiência e ganhar poder baseamos nosso projeto.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Cliente: Gravadoras, Bandas independentes, músicos
Objetivo: Criar uma atitude responsável diante da venda e distribuição de música legal na internet e LUCRAR a partir da publicidade vinculada no site.
Usuário: Qualquer pessoas conectada que se interessa por música. Além disso, devido a grande oferta de bandas e estilos atuais, ele procura ajuda para escolher o que ouvir ou gosta de compartilhar suas preferências.
Perfil do usuário que fazem downloads de música através da rede: 84% são jovens entre 15 e 34 anos
Estratégia:
Criar um serviço para entrar no mercado fonográfico digital, propondo ao usuário uma nova experiência e dando a ele poder de colaborar e gerar conteúdo. E a partir disso divulgar e vender as musicas dos nossos clientes respeitando os direitos autorais de todos. E com isto lucrar a partir da venda de musicas e de publicidades.
O grande diferencial do site esta baseado na lei numero 10 do livro “As leis da Simplicidade” de Jonh Maeda, que diz para subtrairmos o obvio e acrescentar o significativo. Ou seja, nosso usuário não irá encontrar musicas a partir de gênero cantor, banda, compositor ou titulo, mas sim como musicas para escutar antes de dormir, ou para escuta no banheiro, quando terminou o namoro, ou seja vai buscar pelo sentimento que esta musica irá oferecer.
Funcionamento
Inicialmente um usuário poderá buscar e comentar mix já existentes e/ou criar seu perfil no site que permitira três opções de atividade:
1- Montar seu próprio mix com até 20 trilhas
2- Armazenar seus mix em seu perfil
3- Participar e criar um “fórum”.
4-Comprar Mixes
O que é um Forum? Sistema interativo permitindo aos visitantes enviarem mensagens e responderem a outras através de discussões. Todas as mensagens estão organizadas em páginas com a pergunta e todas as respostas embaixo. A aparência do sistema é semelhante à caixa de e-mails. Geralmente é necessário se cadastrar para poder enviar ou responder no fórum. No entanto é possível ler todas as mensagens sem ser cadastrado. O conteúdo é dinâmico.
Como? Perguntar aos demais usuários qual musica eles escutariam em determinada ocasião (ex: musicas para escutar em uma rede de frente para a praia) assim os demais irão indicar diversas musicas, a partir de um campo pré determinado com o titulo, compositor, banda e/ou comentário, podendo usar ou não o banco de dados do site, que irá aparecer como cascata (igual na busca do orkut) enquanto o usuário digita nos campos, este banco, quando usado, irá permitir que os dados sejam corretamente digitados e que o usuário inicial escute as musicas indicadas que estejam nele.
Depois que os outros usuários dão suas opiniões o usuário inicial poderá fazer seu próprio mix.
Depois que seu mix estiver pronto ele poderá fazer o download do seu mix a patir de sites que comecializam musicas e/ou disponibilizá-la em seu perfil de redes sociais como Orkut e Facebook ou para os demais usuários do site no banco de dados.
Assim o próximo que quiser saber qual musica escutar nesta mesma ocasião tem a possibilidade de pesquisar por musicas ou por mix de usuários, podendo por sua vez, comentar estes mix, entrando assim nos conceitos do livro de Pierre Levi que diz que a Inteligência coletiva ”só progride quando há cooperação e competição ao mesmo tempo”, ou seja, os usuários já cooperaram na criação do seu mix, agora eles poderão opinar sobre ele, gerando assim uma pequena competição entre os usuários de quem tem mais elogios.
Como será criado o banco de dados do site?
Teremos parcerias com gravadoras, banda e músicos, que irão disponibilizar para nós suas musicas em MP3, para ter compatibilidade com todas as mídias.
Qual a vantagem desses nossos clientes disponibilizarem suas musicas?
Levando em consideração a lei dos direitos autorais e agindo contra a pirataria, nossa idéia é gerar outras formas de arrecadar dinheiro, como por exemplo, vender espaços de mídias para publicidade no site, ou vende produtos como fone de ouvidos, caixas de som etc, de forma que todo valor ou maior porcentagem será convertido para o pagamento deste direitos.
Baseando-se na WEB 3.0/Semantica e que segundo o IFPI, dos downloads pagos de musicas gravadas no pais, 80% são feitos a partir de telefones móveis, nosso site terá compatibilidade com aparelhos móveis e PDAs, a partir do Wireless Application Protocol (WAP).
Divulgação:
A divulgação será feita a partir de blogs e sites que tenham como tema musica e interação. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielse em todo o mundo as pessoas confiam mais em opiniões estranhos 70% ou conhecidos 90%, do que nas publicidades, assim a partir das playlists disponibilizadas por usuários em seus perfis de redes sociais, de forma que esta playlist tenha um link para o site ou seja um aplicativo do Facebook.
Bibliografia:
Caulda Longa – Chris Anderson
O mundo é Plano – Thomas L. Friedman
As leis da Simplicidade – John Maeda
Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação - CETIC.br
Federação Internacional da Industria Fonográfica (IFPI) - www.ifpi.org
Associação Brasileira de Produtores de Discos - www.abpd.org.br
HSM On lIne – hsmglobal.com.br
Aparelhos de música além do computador
BSkyB vai lançar serviço de música por assinatura
Meio & Mensagem Yahoo lança canal para download de música
Lulu.com
Trama Virtual - tramavirtual.uol.com.br
8tracks.com
Youtube – Mercado Fonográfico – Vídeo Jornal Nacional
CiberCultura – Pierre Levi
Webinsider
Yahoo! Respostas
Assinar:
Postagens (Atom)