Com a internet o mercado editorial mundial sofreu fortes mudanças. Apesar de por enquanto, segundo dados do CETIC, a internet não se o principal meio dos leitores adquirirem livros no Brasil, percebemos que a cada dia este numero aumenta. E assim surge uma serie de questões sobe o destino do mercado editorial.
Após fazer uma pesquisa sobre o assunto cheguei a conclusão de que por mais que alguns não acreditem, este mercado tende a desaparecer, ou se restringir apenas a colecionadores. Isto levando em considerarão a praticidade, as novas tecnologias (Por exemplo os e-books, que possibilitam o leitor manter seu hábito de leitura, com conforto e praticidade), questões ambientais e que as gerações da era do impresso irão extinguir.
Com o surgimento da web a sociedade sofreu grandes mudanças, a cultura de hits, aquela baseada em Best-seller perdeu lugar para a cultura de nicho, ou seja, agora pessoas de todas as partes do mundo podem adquirir, ler, escutar musicas, de qualquer pessoa do mundo que esteja online, assim o numero de ofertas cresce, o publico cresce, muda os parâmetros da publicidade, dos relacionamentos e dos negócios. Um autor hoje, não precisa mais de uma editora para se lançar, ele pode ter seu próprio site e vender seus livros em todo o mundo tendo muito mais facilidade de encontrar leitores para estes, alem de usar a web como meio de publicidade, fazendo hot sites, publicando parte do conteúdo tudo isso aguçando a curiosidade do leitor.
Com tudo isso as editoras precisaram adquiris novas estratégias para continuarem no mercado, como vender online, fazer sites dos livros, divulgar autores na internet, etc.
Para que você tire sua própria conclusão abaixo estão algumas reportagens, pesquisas e exemplos sobre o assunto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário