quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"A sorte favorece a mente preparada"

Louis Pasteur

Thomas Friedman trata em seu livro, “O mundo é plano”, o que ele chama das forças que achataram o mundo. Na força 5 Thomas fala sobre a terceirização, e como exemplo utiliza o caso de como a Índia e os EUA se aproximaram e adquiriram esta relação.


O que mais favoreceu a esta aproximação foi a ótima qualidade de ensino indiano, o baixo custo da mão de obra, o fato da Índia ter como segunda língua o Inglês, o fuso Horário, a bolha da Fibra Ótica e o Bug do milênio.

Claro que já existia a terceirização de serviços antes disto e que os EUA pode terceirizar em qualquer outro lugar do mundo, mas devido a todos estes fatos, o melhor custo beneficio para eles hoje ainda é a Índia.

Para que você entenda melhor estes acontecimentos, abaixo está um resumo que fizemos deste capitulo. Em breve postaremos vídeos e arquivos relacionados a este tema.

Resumo Força 5 – Terceirização
(O Mundo é Plano – Thomas Friedman)

Apesar de ter muitos recursos ambientais a índia não conseguiria sustentar toda sua população apenas com estes, assim em 1951 primeiro ministro indiano Jawaharlal Nehru fundou o primeiro dos sete Instituto Indiano de Tecnologia (IIT). Estes devido a dificuldade de se ingressar e a qualidade do ensino se tornaram uma centro de excelência e tendo seus ensinos superiores aos dos EUA.

Levando em consideração que na Índia nesta época a economia era de cunho socialista e pró-soviética, assim tendo o mercado de trabalho difícil para bons empregos e para empresas estrangeiras, 1 a cada 4 indianos formados nos IITs migravam para os EUA.

Neste tempo a única empresa que se propôs a desbravar a burocracia índia, instalando filiais no pais foi a Texas Instruments, mas alem de ter que instalar seu próprio downlink (receptor de sinais de satélites), um fiscal do governo indiano tinha controle de tudo que era recebido atravez deste. Alem desta no fim dos anos 80 a General Eletrics, começava a fazer um plano de desenvolvimento no pais, afim de usufruir do conhecimento e da mão-de-obra barata do pais.

Em 1991 o ministro da economia indiana abre as portas da economia para investimentos estrangeiros, facilitando assim a instalação de downlinks e a comunicação com EUA, Europa e Ásia. A partir disso mais empresas passam a descobrir a Índia, como a HealthScribe Índia que fazia transcrições médicas para hospitais americanos, isto da seguinte forma, um alguns medico americano fazia uma gravação de sua receitar pelo telefone e enviava para a índia nesta, devido ao fusohorario, em quanto o medico não estava em expediente, um indiano transcrevia e enviava novamente para os EUA, assim quando o medico voltava para o trabalho no dia seguinte encontrava tudo pronto.

Com isso os indianos voltam para seu pais e continuam trabalhando a distancia para suas antigas empresas e é nesta época a Bolha da Fibra ótica começa a inflar.

Alem disso o ano 2000 estava próximo, e conseqüente mente o Bug do milênio, que consistia em que todos os computadores, um pouco mais antigos, não estavam programados para marcar o ano 2000 em seus relógios o que faria com que estes voltassem no tempo e isso poderia causar uma grande pane.

Nesta ocasião a saída dos países para reajustar estes computadores foi a Índia, pois la existia grande numero de profissionais de alta qualidade a baixo custo. E foi ai que os americanos passam a investir realmente na índia.

Com tudo no fim dos anos 90 a Índia tinha dois marcos: A bolha da fibra Ótica e o Bug do milênio.

Quando o Bug do milênio passa, estava no auge da bolha das ponto-com e com isto surgia o comercio eletrônico, o que ligou ainda mais os dois países, mas foi no estouro desta bolha que os americanos realmente “apaixonaram” pelos indianos. Pois as empresas americanas estavam muito apertadas e queriam diminuir custo, mais indianos voltavam para a índia e todos podiam usufruir das pontes de fibra ótica já existentes e que seu uso tinha barateado muito.

Segundo o autor o ano de 2000 deveria ser considerado como o ano da segunda independência indiana,pois foi assim que o mundo conheceu a India.

Nenhum comentário:

Postar um comentário